Tive hoje conhecimento que o Presidente da Republica tinha promulgado a lei que tributa as mais valias obtidas com a venda de acções detidas a mais de 12 meses.
Quero deixar claro que considero da mais elementar justiça a tributação das mais valias, e principalmente, a aplicação de uma taxa idêntica aos depósitos bancários. Mas não consigo aceitar o carácter retroactivo da lei, principalmente porque constitue uma violação da constituição!
A promulgação da lei pelo Presidente, deixou-me destroçado, é um acto de cobardia politica, uma autentica traição ao juramento efectuado de defender a constituição. Não sei, se o que me magoa mais, é o facto de se considerar que a gravidade da situação do país justifica que se coloque a constituição na gaveta, se o facto, do acto ter sido perpetrado pelo politico português que mais respeitava.
Não sei se a nossa constituição prevê a possibilidade de um presidente ser destituído, mas se for o caso, o não fazer respeitar a constituição, deve ser motivo suficiente para destituir o presidente, por isso digo: "CAVACO PARA A RUA!"
Uma vez que o desespero dos nossos políticos é tal, que se entende poder ignorar a constituição, gostaria de propor o seguinte:
Abdicar da soberania em troca do pagamento da divida publica.
Estou certo que existem países que não se importavam de pagar a nossa divida externa em troca da nossa soberania, podíamos ser uma espécie de colónia balnear para os nossos novos compatriotas a viver no norte da Europa. E estou igualmente convencido que se fizermos uma referendo a maioria dos Portugueses iria preferir ser alemão a ter de pagar mais impostos...
No filme de 2007 In the Valley of Elah, o actor principal Tommy Lee Jones interpretando o papel de Hank Deerfield, que ao encontrar numa escola uma bandeira hasteada ao contrário, explica ao funcionário que ...An upside-down flag is an international distress symbol. It means, "We don't know what we are doing, so come help us."...
... agora, desculpem, mas tenho uma bandeira para hastear...
Sem comentários:
Enviar um comentário